Quem Somos, Portfólio, Programas de Rádio, LIVROS, ENTÃO FOI ASSIM?,
Tecnologia Social – Em busca de uma transformação efetiva

O conceito de Tecnologia Social abrange todo produto, técnica ou metodologia que representa uma solução efetiva de transformação social. Essas iniciativas devem ser sustentáveis, passíveis de aplicação em outros lugares e considerando a participação coletiva e integrada no processo de implementação.

O termo tecnologia apropriada, que mais tarde deu origem ao conceito de tecnologia social, surgiu na década de 80, inspirada em alguns empreendimentos que se diferenciavam do modelo industrial de desenvolvimento. Eram tecnologias em busca de um crescimento interno compatível com as necessidades de cada comunidade e que surgissem a partir dela. Nas palavras de Mahatma Gandhi, um dos propulsores do movimento, “buscar produção pelas massas e não de massas”.

No Brasil, o termo foi consolidado pela Fundação Banco do Brasil que, desde 2001 realiza o Prêmio de Tecnologia Social no intuito de fortalecer e difundir estas iniciativas. O prêmio é um instrumento de certificação de tecnologias que representam respostas efetivas à demandas sociais e são passíveis de transformação em políticas públicas. As tecnologias sociais podem aliar saber popular, organização social e conhecimento técnico-científico. Importa essencialmente que sejam efetivas e reaplicáveis, propiciando desenvolvimento social em escala.

A AbraVídeo se orgulha de fazer parte dessa história. Desde 2005 somos responsáveis pela captação e produção do material audiovisual dos finalistas do prêmio. Acompanhando diversas iniciativas, percebemos cada vez mais a importância desse projeto, visto a preocupação da instituição em fomentar políticas de inclusão e desenvolvimento social integrado.